PODS (Palm OS Developer Suite) no Linux
Quando eu quis começar a programar para PalmOS, me deparei com um problema: Todos os kits de desenvolvimento RAD (Rapid Aplication Development) para PalmOs eram para Windows. Não encontrei nenhum para Linux.
Quando eu baixei o PODS (Palm Os Developer Suite) do site da Access (atual desenvolvedora da Palm), vi que o mesmo era baseado no Eclipse para windows, e que utilizava as ferramentas de compilação dentro do Cygwin. A Access comunicava em seu site que um dia iria disponibilizar o PODS para Linux. Fiquei esperando e nada. E com o fim anunciado do PalmOs, acho que nem vão lançar mais.
Então eu pensei: Caramba! Se o Eclipse para Windows e Linux são o mesmo (com uma compilação própria para cada sistema, claro), e o PODS utiliza o Cygwin para rodar o compilador de .prc, então não deve ser muito difícil fazer um PODS para Linux.
O PODS não é nada mais que o prc-tools do Linux rodando no Cygwin, utilizando o Eclipse 3.0.1 com CDT com alguns wizards para criação de aplicações e o SDK para PalmOs também disponível no site da Access.
Para criar um “PODS” para Linux não é muito difícil. Deve-se ter o Eclipse instalado com CDT, baixar o PalmOS SDK do site da Access (deve-se estar registrado no Access Developer Netword) e instalar o prc-tools. Para criação das “telas”, recomendo utilizar o Guikachu, e instalar o pilrc da distribuição (como uso Debian – apt-get install pilrc) para compilar os “resources”.
Não lembro exatamente todos os passos para configurar esta ambiente, pois faz alguns meses que o preparei (quem mandou não anotar), mas como estou refazendo o ambiente novamente, em outro post faço um passo-a-passo para configurar um “PODS” no linux.
Um abraço e até o próximo
Erros de compilação ao utilizar o gcc-4.3 Programando para PalmOS no Linux utilizando o Eclipse
Gerson,
Eu comecei um projeto, antes do primeiro PODS. Fazia exatamente isso: Eclipse + cygwin + prc-tools + patch gdb multisegment.
A única diferença do primeiro PODS, era que tinha um compilador ARM diferente. O wizard para montar as telas era bom. Tirando as 2 coisas, era a mesma coisa.
Tentei uma vez usar o Guikachu, mas ele não gerava o arquivo correto.
Raphael.
Creio que você está utilizando o Guikachu para Windows, o qual eu nunca utilizei.
Eu montei um ambiente de desenvolvimento PALM para Linux, e neste sim eu utilizei o Guikachu (para Linux), funcionando corretamente.
O problema com o seu Guikachu deve ser a versão ou o compilador.